segunda-feira, 11 de abril de 2011

"A Herança"

Sendo contratado pela viúva o Excelente Escravo desempenhava o seu serviço com eficiência, despertando na patroa simpatia e confiança, logo se tornou intimo da patroa contando-lhe histórias de seu passado quando era escravo de outros Senhores, histórias tristes deixando a patroa comovida, sendo viúva, seus filhos todos casados, se sentia muito sozinha depositando com o tempo total confiança em seu escravo.
Curioso o escravo procurava entender o porquê de ser tão bem tratado por aquela viúva, já que seus Senhores anteriores eram tão cruéis com ele, por muitas vezes surpreendendo a viúva chorando, mas tinha receio de pergunta – lá o porquê, pois sabia que era um simples escravo.
Certa noite quando conversavam na varanda a viúva pergunta ao escravo sobre sua família, ele a responde que nem se quer os conheceu, pois seus pais morreram ainda muito jovens, pois trabalhavam como escravos em uma fazenda e não agüentaram os maus-tratos, seus irmãos assim como ele foram vendidos muito cedo, assim perdendo qualquer contato.
Percebendo a afetividade que havia entre ele e a patroa, tomou a liberdade de perguntar por que em determinados momentos ele a flagrava chorando, ela o responde emocionada:
- É que tenho um segredo e envergonho-me do meu passado, pois meu pai era Senhor e possuía muitos escravos, eu era Sinhazinha e tinha minhas Amas, meu pai era um Senhor carrasco e maltratava muito seus escravos, hoje queria poder desfazer esse mal feito, retribuindo minhas desculpas fazendo de você o meu sexto herdeiro.
-Será o meu fiel amigo, vivendo aqui como um dos donos e não como escravo, como foi comprado.
O Excelente Escravo ficou surpreso, dizendo a patroa que não, pois estava satisfeito com os bons tratos que os eram concedidos, a patroa insistiu acionando os seus advogados para os procedimentos da ação de mais um herdeiro com o consentimento de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário